como empreender com cafe

Como Empreender Com café em 2022

Como empreender com café?

O café é uma das bebidas mais populares no mundo inteiro, onde você estiver vai ter alguém que conhece que gosta e toma essa bebida.
O que quero trazer para aqui para vocês, é algumas possibilidades, mas existem varias outras no mercado, seja nacional ou internacional.
Hoje o café esta passando um por crise, o seu valor de mercado aumentou muito, mas vou falar mais a respeito da crise do café nesse outro artigo (crise do café), mas mesmo com a alta do preço ainda e possível empreender.

Comprar o café direto do produtor rural

Hoje é possível comprar o café crú direto do produtor rural, o Brasil um dos Maiores produtos de café do Mundo, está cheio de estados com produções de café, não estou falando de Minas Gerais ou São Paulo que são os Maiores produtores de café do País, Escrevi um Artigo sobre os maiores produtos de café se quiser aprender um pouco mais sobre esse assunto, basta clicar aqui (A Produção de café no Brasil ) Mas digo dos Estados Menores, Como Goiás, Bahia, Rondônia. Comprar direto do produtor é preciso saber todas as etapas e estar por dentro do assunto, pois não vai ter um intermediador que te garanta o produto. Vai precisar fazer uma análise do grão detalhada, em alguns casos uma análise sensorial onde é possível medir a nota da bebida.
Com isso em mente, fica a critério de cada empreender analisar sé e possível e viável a compra direto com o produtor rural.

Comprar o café de uma associação ou empresa de grãos

A compra feita por de uma associação muitas vezes vai diminuir seu trabalho, a associação quando compra o café do produtor ou uma empresa especializada, faz todo aquele processo que falei anteriormente, de analise do grão, analise sensorial além de outras analises também que são importantes para mantar uma boa qualidade do produto.

Comprar o café de Fábrica de café

A compra direto na fábrica vai lhe trazer algumas vantagens, uma das principais vantagens é o tempo, comprar o café no produtor rural ou em uma associação é uma parte do processo, além de comprar terá que transportar a mercadoria encontrar e encontrar um lugar onde é possível fazer o beneficiamento desses grãos, seja para torrar e empacotar ou torrar, moer e empacotar (Quero explicar também quais as diferenças entre esses 2 tipos de beneficiamento).

A Torra:

                    A Torra é quando o café crú é levado ao fogo, em um equipamento chamado torrador, o café fica girando em um cilindro fechado enquanto o fogo esquenta o cilindro, fazendo com que os grãos de café matem uma temperatura harmônica entre eles, o café geralmente é torrado a uma temperatura de 200 graus a 250 graus, quando o café chega a temperatura de 250 graus indica que está quase pronto para retirar do fogo e começar a esfriar, alguns minutos depois que ele chega a 250 graus até a retirada do fogo são essenciais para definir o ponto de torra, são esses minutos que define sé a torra e mais escura, mais clara, ou media, isso tem um grande impacto na bebida do café, quanto mais tempo ele fica no fogo mais escuro fica a torra, isso define além de outros fatores a cor do café na xicara, quanto mais torrado o café,mais preto o café fica na xicara. (deixe sua dúvida ou sugestão aqui nos comentários para nos acrescentar nesse pequeno texto.

 

O Empacotamento:

                    O empacotamento do café muitas vezes em pequenas empresas é feito com máquinas simples, moinhos elétricos, sem balança, sem lugar para colocar os saquinhos de 500g ou 250g.

          Outro equipamento um pouco mais moderno são os moinhos que geralmente encontramos na feira livre, com eles já é possível pesar o café de 500g ou 250g, só é preciso ligar a máquina e ela vai desligar sozinha quando o peso estiver finalizado. (pode ver o modelo desse equipamento aqui, é uma demonstração de como ele funciona)

          Outros equipamentos mais modernos surgem a cada ano, mês ou dia, o intuito aqui não é mostrar os equipamentos, mas sim o significado do processo, equipamentos mais modelos tem moinhos, arrastadores de café torrados, arrastadores de café moído, caixas de armazenagem, entre outros, o fato é, quando o café passa pelo processo de torra, ele passa a ser um café torrado, em grãos, e depois ele vai para o processo de empacotamento, onde é moído e empacotado, e onde as variações são grandes fatores para atender um público especifico.

          O empacotamento do café moído pode ser de 250g, 500g, 1kg, 100g,200g entre muitos outros, o que vai mudar aqui vai ser a embalagem, e a capacidade da máquina de para pesar e fechar os vários tipos de sacos diferentes.

 

Então sabendo do processo que o café passa em uma indústria, agora é possível ter uma ideia de como o café chega até no supermercado, ou melhor dizendo o café fica embalado, porque para chegar até no supermercado ainda tem um longo caminho, mas nos vamos falar sobre ele adiante.

Para quem quer começar no ramo do café existe outras possibilidades e umas delas e criando sua própria marca, uma identidade visual, o produto deve ter suas características, sua embalagem deve corresponder ao que você quer passar para seus clientes. Seu atendimento deve ser definido, de outros detalhes. Vamos falar de algumas possibilidades agora.

Para quem quer vender?

Essa é uma das principais perguntas que deve fazer antes de investir em montar um negócio de café, cada publico está em um região diferente, com negócios diferentes, se está interessado em vender para empresas (B2B) em para consumidores final (B2C) ou também pode vender para todos eles, também é importante definir onde quer começar a vender vai vender em sites próprios, marketplaces, pontos de venda, ou ponto fixo. Vamos falar sobre algumas vantagens de cada uma delas.

 

Sites Próprios:

Sites Próprios são bem interessantes porque tudo que está ali dentro nos conseguimos controlar, somos nós os empreendedores que ditamos as regras do negócio, Aquele Domínio ( nome que damos a empresa na internet) como o nosso por exemplo : cafecristaldupuro.com.br, está registrado em nosso domínio somente nos temos esse nome na internet, mas além disso podemos colocar produtos, promoções, entregas, vídeos, texto, tudo da maneira que acharmos melhor, isso não é possível em marketplaces ou redes sociais, pois esses locais tem regras, e essas regras foram as empresas colocaram, markeplaces por exemplo, algumas promoções são contra a politica de privacidade deles, você não pode fazer campanhas no fabebook ou no google ads para direcionar as pessoas para comprar seus produtos naquele link, essas são umas das vantagens do site próprios, porem a algumas desvantagens para quem está começando. Uma das desvantagens é a falta de capital de quem esta começando, e para ter um site próprio e preciso desembolsar um valor considerável para criar um e-commerce (sites de venda online) o valor e variável mais com bons profissionais o custo inicial pode ser acima de 10 mil reais.(veja empresa de criação de sites).

Marketplaces:

Marketplaces são shoppings online (como mercado livre, magazine Luiza, shoppe) entre vários outros, a grande vantagem de um marketplace é sua grande facilidade criar uma conta e começar a vender online, é possível fazer tudo o processo de criar conta, adicionar informações da loja, e criar um produto, em menos de 10 minutos, bem diferente para quem quer construir um site próprio, que levarias de 15 a 30 dias para ficar pronto. Outra vantagem do marketplace e o seu alto número de pessoas visitando a plataforma, como em um shopping comum, onde as pessoas vão comprar um tênis mas precisa passar por varias lojas antes de chegar na loja que deseja, é aumenta o desejo de compra do cliente, no caminho até a loja ele lembra que precisa comprar mais algumas coisas. Esse é o mesmo processo que acontece nos marketplace online, as pessoas entram já com intenção de comprar alguma coisa. Como falei anteriormente os markertplaces vendem produtos diversos, mas tem uma tendencia a mudar, as pessoas querem plataformas mais personalizadas e com um nicho mais definido, com isso elas se identifica mais com o produto e com a marca, e foi pensando nesse futuro próximo que criamos o marketplace de café, totalmente voltado apenas para café e produtos de café. (se quer saber como funciona o marketplace do cafe temos um artigo que criamos para aprofundar mais esse assunto) você também pode entrar direto no marketplace por aqui ( Marketplace do café).

 

Vender seus Produtos diretamente pela Internet 

Pode ser interessante vender seus produtos na internet com redes sociais e sites, temos uma plataforma espeficica para esse tipo de venda, ( acesse esse link e veja como é nossa plataforma de venda online para associados )

 

Deixe um comentário

Em Que podemos Ajudar Você Hoje ?